Notícia

O Guri Chora

31 mil vagas podem ser fechadas
O Guri Chora
Free Range Stock e Projeto Guri/Flávio Bittencourt

Do Blog da Valparaíso FM 94,5

Por Flávio Bittencourt

 

Segundo a coluna de Mönica Bergamo na folha, 650 pessoas poderão ser demitidas e 31 mil vagas podem ser fechadas com o corte de verbas imposto pelo Governo Estadual.

O Projeto Guri é um dos maiores projetos culturais do país e sofre um golpe duro, podendo ter mais da metade de seus colaboradores dispensados.

Tudo isso é consequência do corte de R$ 148 milhões de reais imposto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, trata-se de um corte de 23%.

Esse corte de verbas não só impactará o Projeto Guri, mas também há possibilidades de que outras organizações culturais sofram as consequencias do corte, como museus e bibliotecas, por exemplo.

A notícia causou desconforto, revolta e ativismo na sociedade, que logo se manifestou publicamente nas redes sociais, inclusive um abaixo assinado pelo Avaaz já circula na internet e até o momento em que essa matéria estava sendo escrita, já haviam quase 126 mil assinaturas e várias assinaturas novas a cada segundo.

PROJETO GURI

Com 400 polos de ensino, inclusive na Fundação CASA, e cerca de 50 mil alunos formados todos os anos, o Projeto Guri se posiciona como modelo de projeto cultural e social, atendendo jovens de 6 a 18 anos em vários cursos que estão relacionados à música.

Os cursos oferecidos pelo Projeto Guri a esses jovens são:

  • Iniciação musical
  • Luteria
  • Canto coral
  • Tecnologia em música
  • Instrumentos de cordas dedilhadas
  • Cordas friccionadas
  • Sopros
  • Teclados
  • Percussão

O Projeto Guri iniciou suas atividades em 1995 e desde então, já passaram 770 mil jovens do Estado de São Paulo inteiro.

Em uma ação conjunta com o Estado, empresas, organizações sociais, prefeituras e até pessoas físicas, atuam para manter o projeto com a qualidade que possui.

A Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) oferecem incentivos fiscais para quem faz doações para o Projeto Guri.


UNINDO TODOS

A notícia do corte de verbas na cultura, que atinge em cheio o Projeto Guri, tem unido pessoas diversas num objetivo só, que é protestar contra essa realidade e tentar fazer alguma coisa para mudar, seja se manifestando na internet e nas redes sociais, assinando petições online e tudo que possa ser feito para tentar manter o projeto vivo.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

1) Abaixo Assinado

Basta clicar no link abaixo e preencher os dados e confirmar sua assinatura

V
v

https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/Minist_PETICAO_CONTRA_O_FIM_DO_PROJETO_GURI/?flfkrdb&fbclid=IwAR2tvDnUTI2wbi3bLHyg3WRyt9TPb7C6UrKLnAdwT76F8hDwsXPgAw2HRbc

2) Contribuição

Entenda de que maneira você pode ajudar o Projeto Guri, inclusive se utilizando da Nota Fiscal Paulista.

a) Ao acessar o link, assista o vídeo com as orientações.

b) Doações diretas também podem ser feitas

c) Doações diretas ao Projeto Guri, também podem ter 100% de seu valor deduzidos do Imposto Renda


Tudo explicado aqui

V
v

http://www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao/

 

Fonte(s): Folha de São Paulo/Mônica Bergamo e Projeto Guri

Comentários

Últimas notícias

18 Mai
Blog da Valparaíso FM 94,5
Dez famílias já solicitaram saída do Bolsa Família depois de orientação do Governo Federal

Ministério da Cidadania informou ao município que pagamento de indenizações em decorrência do rompimento da barragem configura renda.

16 Mai
Blog da Valparaíso FM 94,5
Senado aprova fim de carência de planos de saúde para emergência

Medida ainda depende da Câmara dos Deputados

06 Mai
Blog da Valparaíso FM 94,5
Inscrições para o Enem 2019 começam hoje

O processo será feito exclusivamente pela internet, até o próximo dia 17